Jante bem, tenha sono tranquilo e ainda emagreça!

Se você já é fã de um boa sopa por causa daquele cheirinho irresistível e do sabor quente que alivia a tremedeira do inverno, agora vai se transformar num entusiasta ainda mais convicto dessa delícia nutritiva. Isso graças ao dossiê que a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, montou, descrevendo todos os benefícios do prato. Surpreenda-se e aproveite o friozinho para incrementar o cardápio.Prato farto de nutrientes

Sopa de legumes com batata e carne ou sopa de feijão acompanhada de macarrão são só alguns exemplos de ingredientes que podem compor a refeição quente. Com tanta variedade, fica fácil montar um prato que atenda às recomendações nutricionais básicas, incluindo os principais grupos alimentares, como proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. (Não dá para ficar sem proteína, escolha a sua)

As proteínas, envolvidas na reparação do tecido corporal, na formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no transporte de triglicérides, colesterol e vitaminas pelo corpo, podem ser obtidas pela carne, feijão, lentilha, vagem ou queijo. Já os responsáveis pela maior parte de fornecimento de energia ao corpo, os carboidratos, podem ser incluídos na refeição, se a sopa tiver ingredientes como batata, mandioquinha, abóbora ou macarrão , lista a especialista do Minha Vida.

Já os legumes, freqüentes participantes das sopas (cenoura, beterraba, ervilha, repolho, couve manteiga), garantem as doses de minerais, vitaminas e fibras. Entre tantas funções que desempenham, as fibras merecem destaque por regularem o funcionamento do intestino. (Você sofre com a prisão de ventre?). Como não são absorvidas pelo organismo, elas aumentam o bolo fecal e facilitam sua eliminação , explica Roberta. A nutricionista lembra que, para os efeitos aparecerem, as sopas não devem ser peneiradas, já que as fibras podem ser perder durante o processo.

Refeição leve, sono tranqüilo
Além do ótimo valor nutricional, as preparações são de fácil digestão e, por isso, ideais para serem consumidas à noite. No entanto, para ter um sono tranqüilo, é importante não se exceder nas colheradas. Mesmo sendo um prato digerido facilmente, o volume excessivo de sopa pode atrapalhar a digestão e o sono de quem costuma se deitar logo após o jantar , alerta a especialista. (Todas as dicas para evitar a má digestão )

Outro conselho da nutricionista para evitar noites mal-dormidas é privilegiar receitas que não tenham mais de um ingrediente do mesmo grupo alimentar. Dispense a batata se você pôs macarrão, por exemplo. Ambos são carboidratos e podem pesar demais no estômago. (Aprenda a não repetir os grupos alimentos nos restaurantes self service).

Sopa de legumes, canja, caldos de aspargo, lentilha e palmito são boas escolhas para o jantar , indica Roberta. Também é importante ficar de olho nas carnes que acompanham a sopa. As muito gordurosas, como a seca, dificultam a digestão.Arma contra os quilos extras
Quem luta contra o ponteiro da balança, freqüentemente, recorre às sopas. De acordo com a nutricionista do Minha Vida, elas realmente tendem a ter poucas calorias, mas nada de consumir à vontade.Se o objetivo é emagrecer, contente-se com um prato fundo no máximo . (Substituir o jantar por uma salada completa é outra boa opção para perder os quilinhos a mais )Para que as sopas sejam aliadas eficazes do emagrecimento, também é preciso evitar alguns tipos de preparações, como os cremes. Por serem mais concentrados e, em alguns casos, conterem creme de leite na composição, eles fornecem uma quantidade de calorias maior , afirma Roberta.

Torradas, pães e queijo ralado são outros ingredientes que podem aumentar o valor energético da receita e pôr a dieta em risco. Além deles, carnes gordas, como lingüiça, jabá e cozido de panela, devem ser riscadas da lista de quem quer emagrecer. Não acrescentar azeite na sopa, depois de pronta, é outra recomendação da nutricionista. Apesar de conter gorduras boas para a saúde, ele é tão calórico quanto qualquer outro tipo de óleo , explica.

(retirado do http://www.knorr.com.br)

Anúncios

0 Responses to “Jante bem, tenha sono tranquilo e ainda emagreça!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




follow me

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

tá no freezer


%d blogueiros gostam disto: